sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Workshop O Magalhães (Intel/JP Sá Couto)

Estive presente no "Workshop" realizado na Direcção Regional do Algarve. O evento estava marcado para as 18H30 numa sala da Direcção Regional.
Estavam presentes 3 pessoas para apresentar o mesmo. A representação da Direcção Regional, a representação da Intel e responsável pela área de formação do PTE e uma formadora que apresentou dois programas que vêm instalados no Magalhães, no sistema operativo Windows.
O "Workshop" começou às 18H45 e terminou abruptamente às 19H15.
Começou por ser dito que o Magalhães, entrou na sala de aula e é uma ferramenta de trabalho que veio para ficar. Concordo plenamente. Falou-se depois que não é uma plataforma de jogos, é um equipamento pensado para crianças, definição com a qual também concordo. De seguida passou-se à apresentação do sistema de Controlo Parental e do programa designado por MyStorage.
Eu diria que não assistimos a um Workshop, mas sim a uma breve demonstração de algumas das capacidades destes dois programas, que como referi terminou abruptamente, para que os pais mais atrasados, pudessem ter, eles também a mesma demonstração.
Não queria denotar uma opinião negativa, pois acho que necessitamos de eventos sobre novas tecnologias, mas não posso ter uma opinião positiva deste workshop. Existe muito mais para dizer sobre o Magalhães como por exemplo, os seus dois sistemas operativos, criar cenários para ensino e não apenas informar de como se barra isto ou aquilo, pensado desde logo que o equipamento pode ser utilizado para fins, que não a procura do conhecimento. O controlo parental deve ser feito pelos pais, ajudando, explicando, estando presentes. Como analogia, numa escala muito mais pequena, é como deixar os nossos filhos numa biblioteca e dizer-lhes que apenas podem ler o que está naquela prateleira!
Espero que hajam workshops onde possamos interagir pela internet, pesquisar sabendo regras, utilizar programas de matemática, estudo do meio, português, desenho entre outros e conhecer o mundo dos programas e sistemas participativos, como o Caixa Mágica e claro, conhecer melhor o Windows.
Fica aqui a minha opinião e o desafio, podemos começar na nossa escola!

0 comentários: