sábado, 31 de outubro de 2009

Tema de conversa - Crianças Índigo

Na última reunião da associação de Pais, na passada quinta-feira, foi tema de conversa as Crianças Índigo.
Queremos partilhar convosco, este tema, pelo que deixamos aqui alguns links (portugueses e brasileiros) que podem consultar para descobrir esta temática. São apenas informações que existem na internet. Sugerem-se como leitura, sem qualquer outra conotação, devendo cada um confirmar a origem da mesma.

http://www.flordavida.com.br/HTML/indigo.html
http://www.portalis.co.pt/criancas-indigo-isabel-leal/
http://www.arcanjo.com.pt/central/sao/x6y.htm

Muito mais links existem na internet, pesquisem um pouco. Se encontrarem algum muito interessante partilhem connosco.

Nota: O que é um Link? Um link ou ligação é um dos conceitos criados na elaboração de páginas internet, em linguagem HTML que pretende ligar a informação. Um link pode levar-nos para outra página, para um vídeo, para um ficheiro, entre outras coisas.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Movimento Pijaminha

A pedido da Profª Gena, passamos a divulgar o seguinte pedido:

"São necessários (principalmente) pijamas para as crianças que estão no IPO a fazer tratamentos de quimioterapia. Após os tratamentos, os pijamas ficam muito sujos e gastam-se rapidamente.

Esta ideia surgiu há dois anos e hoje já é apelidada de "Movimentos Pijaminha" pelo sucesso que têm tido os esforços conseguidos.
As necessidades existentes passam pela falta de pijamas, pantufas, chinelos, meias, robes e fatos de treino.
Para todos a vida não está fácil, mas dentro das possibilidades de cada um há sempre espaço para participar, comprando ou obtendo junto de amigos e familiares agasalhos que já não sirvam.
No ano passado foram entregues 76 pijamas e o IPO ficou muito satisfeito com esta dávida. Este ano vamos repetir a façanha, e se possível, ultrapassar este número.
Se divulgarem já estão a ajudar! "

Workshop O Magalhães (Intel/JP Sá Couto)

Estive presente no "Workshop" realizado na Direcção Regional do Algarve. O evento estava marcado para as 18H30 numa sala da Direcção Regional.
Estavam presentes 3 pessoas para apresentar o mesmo. A representação da Direcção Regional, a representação da Intel e responsável pela área de formação do PTE e uma formadora que apresentou dois programas que vêm instalados no Magalhães, no sistema operativo Windows.
O "Workshop" começou às 18H45 e terminou abruptamente às 19H15.
Começou por ser dito que o Magalhães, entrou na sala de aula e é uma ferramenta de trabalho que veio para ficar. Concordo plenamente. Falou-se depois que não é uma plataforma de jogos, é um equipamento pensado para crianças, definição com a qual também concordo. De seguida passou-se à apresentação do sistema de Controlo Parental e do programa designado por MyStorage.
Eu diria que não assistimos a um Workshop, mas sim a uma breve demonstração de algumas das capacidades destes dois programas, que como referi terminou abruptamente, para que os pais mais atrasados, pudessem ter, eles também a mesma demonstração.
Não queria denotar uma opinião negativa, pois acho que necessitamos de eventos sobre novas tecnologias, mas não posso ter uma opinião positiva deste workshop. Existe muito mais para dizer sobre o Magalhães como por exemplo, os seus dois sistemas operativos, criar cenários para ensino e não apenas informar de como se barra isto ou aquilo, pensado desde logo que o equipamento pode ser utilizado para fins, que não a procura do conhecimento. O controlo parental deve ser feito pelos pais, ajudando, explicando, estando presentes. Como analogia, numa escala muito mais pequena, é como deixar os nossos filhos numa biblioteca e dizer-lhes que apenas podem ler o que está naquela prateleira!
Espero que hajam workshops onde possamos interagir pela internet, pesquisar sabendo regras, utilizar programas de matemática, estudo do meio, português, desenho entre outros e conhecer o mundo dos programas e sistemas participativos, como o Caixa Mágica e claro, conhecer melhor o Windows.
Fica aqui a minha opinião e o desafio, podemos começar na nossa escola!

Imunização em massa...

Imunização em massa cria pressão para vírus mutantes, mais um artigo retirado da newsletter do projecto Gripenet, que recomendamos.

Os vírus Influenza são campeões da adaptação. Já tinhamos referido que, pelo facto do novo H1N1 ser bastante bem sucedido (de fácil transmissão, preponderante entre os seus “primos”, com muitos hospedeiros disponíveis), não “sentia necessidade” de sofrer mutações. Porém, com as campanhas de vacinação massivas um pouco por todo o mundo, estamos a alterar as “regras do jogo”: os hospedeiros potenciais passam a estar rapidamente imunes. E isto pode “criar uma pressão imunológica no vírus e seleccionar vírus mutantes que escapem à neutralização conferida pela vacina”.

Esta é uma tese defendida por Pedro Simas, virologista do Instituto de Medicina Molecular. As mutações, a surgirem, não têm que originar uma maior virulência – pode continuar baixa, como actualmente.

O virologista explica o que está em causa: “Quanto mais depressa se atingir um nível de imunidade populacional ao vírus pandémico, quer seja por vacinação ou infecção natural, maior a probabilidade de serem seleccionadas variantes mutantes que escapem à imunidade. A estratégia de sobrevivência do vírus da gripe a nível da população é conferida pela plasticidade.” Daí que “não se antecipa que uma vacinação em massa elimine o vírus da população”.

Contudo, se Simas é céptico quanto à generalização da vacinação, defende-a para grupos de riscos. E mesmo que o vírus mute para outra variante, as pessoas dos grupos de risco agora vacinadas continuam a ter algum grau de protecção – “É um fenómeno a que os anglo-saxónicos designam de antigen recycling (reciclagem antigénica)”, refere.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

"Conversas sobre a Infância"

Em Novembro 2009


ESPECIAL EDUCADORES / PROFESSORES / PAIS

A Biblioteca Municipal de Faro retoma o Ciclo de Conferências «Conversas sobre a Infância», com duas palestras neste mês.
Destaque também para a apresentação dos livros sobre a Adolescência, de Mª Gabriela Sousa Silva.


5 de Novembro - 17h30

“Afinal quem manda lá em casa?”

Por Maria de Jesus Brito - Educadora de Infância

Entrada livre (confere-se certificado de participação)

13 de Novembro - 18h00

Encontro com a Escritora Maria Gabriela de Sousa Silva autora de:
«Os Sonhos dos Adolescentes»
«O Ser e o Estar na Adolescência»
«O Prazer da Leitura na Adolescência»

Apresentação dos Livros a cargo da Dr.ª Maria Filomena Matos (docente da UALg)

Entrada livre

19 de Novembro - 17h30

“Uma estratégia de Escrita para o 1º ciclo”

Por Maria Eugénia Jesus – Professora 1º ciclo (Movimento Da Escola Moderna)

Entrada livre (confere-se certificado de participação)

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Conferências em Silves

Passamos a divulgar a seguinte informação, enviada pela Divisão de Educação da CMF:

Vimos por este meio dar conhecimento de que a Câmara Municipal de Silves promove duas conferências:“Educação para a Sexualidade – Família e Escola”,pela Doutora Marta Crawford, no dia 30 de Outubro pelas 21h30 e, Como Prevenir o Abandono Escolar”, com o Professor Doutor José Morgado, no dia 20 de Novembro pelas 21h30, ambas a ter lugar na Biblioteca Municipal de Silves – Auditório.  

  • Educação para a Sexualidade – Família e Escola - 30 de Outubro, 21H30
  • Como Prevenir o Abandono Escolar - 20 de Novembro, 21H30

Biblioteca Municipal de Silves - Auditório


segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Eat & Drink, at the most important meal - breakfast!

A Profª Liliana Oliveira, reponsável pela AEC de Inglês, teve a amabilidade de partilhar com todos nós, um trabalho realizado por ela e pelos seus alunos, que passamos a publicar:

No passado dia 16 de Outubro, foi celebrado em todo o mundo o Dia da Alimentação. Um dia muito importante, pois lembra-nos que existem milhares de pessoas que passam fome no mundo inteiro.
Foi por isso um dia comemorado pelas nossas crianças.
Aos alunos das turmas do 3º e 4º ano, foi atribuída uma importante tarefa. Eles tiveram que realizar um questionário à família, de forma a conhecerem melhor, os hábitos alimentares da refeição mais importante do dia, o pequeno-almoço!
Todos adoram a tarefa, especialmente porque tiveram que realiza-la em inglês. De seguida os resultados:



On the 16th of October, all over the world, people celebrated the World Food Day. This day is very important because it reminds us that are thousands of people starving all over the world.
Therefore, our children have celebrated this day as well. The classes of the 3rd and 4th year had a very important task. They had to do a “Family Survey” in order to find out their food habits concerning the most important meal of the day: Breakfast!
The students really enjoyed doing this survey especially because they had to do it in English and here are the results:





segunda-feira, 19 de outubro de 2009

A APAltoRodes no Twitter


ok....queremos mesmo usar estes novos sistemas, acessíveis a todos!
Temos agora a nossa conta no Twitter -> apaltorodes que todos podem seguir. Esta servirá para aqueles assuntos pequenos, mas importantes, que não farão parte do blog.
Sigam-nos...é informativo e rápido!

Workshop O Magalhães (Intel/JP Sá Couto)

Informamos que vai decorrer de 27 de Outubro a 2 de Novembro em Faro, Tavira, Algoz e Portimão, um Workshop para Pais e Encarregados de Educação realizado pela Intel/JP Sá Couto.
 Atenção pois existem 2 workshops...inscrevam-se no segundo. O primeiro é para Professores e responsáveis PTE (as equipas coordenadoras TICs). Mais informações e inscrição através deste link.
PDF com a agenda do Workshop aqui.

domingo, 18 de outubro de 2009

O novo Magalhães 2

Ainda pouco se utilizou o Magalhães, já está a ser lançado o novo modelo, o Magalhães 2.

As diferenças são a nível de hardware e sistema operativo. Nesta nova versão, irão ser comercializados 2 modelos. Irão trazer o Windows 7 em vez do Windows XP, a capacidade de armazenamento cresceu muito, passado dos 30 Gb para 160 ou 250 Gb dependendo do modelo. A memória RAM mantêm-se em 1 Gb, novas baterias foram colocadas (mas ainda não temos dados sobre autonomias). No modelo de topo, é incorporado uma placa 3G e uma caneta digital Pegasus. Ambos os modelos trazem um processador Atom N270 da Intel. Este lançamento pela parte da empresa que "fabrica" os Magalhães, não está ainda confirmada para o programa e-escolinhas. Quererá isto dizer que o Magalhães fica desactualizado, na sua versão 1? Na minha opinião não! O Magalhães que as crianças do 1º ciclo dispõem neste momento continua a ser uma excelente ferramenta de trabalho, que deve ser utilizada na medida certa, para ajudar a formar estes pequenos futuros homens e mulheres. Algumas notas:
  • Windows 7 - nova versão do sistema operativo da Microsoft que vêm substituir o Windows Vista.
  • Disco rígido - Suporte onde é guardada a informação.
  • Placa 3G - Permite utilizar internet (paga) como se utiliza um telemóvel.
  • Novas baterias - As novas baterias utilizadas são de 4 ou 6 células o que deverá aumentar a autonomia do netbook.
  • Atom N270 - O principal processador da máquina, feito pela Intel.
  • Caneta digital Pagasus - Permite passar para um programa o que se desenha ou escreve numa folha.

sábado, 17 de outubro de 2009

Reunião Associação / Coordenação

Decorreu na sexta-feira dia 16, uma reunião entre a Associação de Pais e a Coordenadora da escola, Prof.ª Fernanda.
A Associação quis demonstrar que está disponível para participar nas actividades da Escola, apresentar a continuidade do projecto da AEC do Inglês, entre outros pontos importantes.
A Actividade de Enriquecimento Curricular é organizada pela Associação de Pais, e conta com 278 alunos inscritos, dos 355 alunos da Escola do Alto de Rodes.
Falou-se do plano de contingência da Gripe A e do material necessário para a higiene do espaço da escola. Aqui podemos notar que existem algumas falhas que tentaremos, junto com a Coordenação e Agrupamento, resolver.
Teremos também que tentar compreender, junto da Junta de Freguesia o porquê da falta de material básico, necessário ao dia a dia da escola. Temos a confirmação que a CMF já disponibilizou verbas para este fim, mas o material tende a chegar tarde e em quantidades muito insuficientes.
A Assembleia Geral para a qual iremos convocar todos os pais, é este ano de enorme importância pois, entre outros pontos, tentaremos conhecer o estado do projecto de melhoramento do espaço exterior da escola, já adjudicado.
A participação de todos os pais é um factor de sucesso, no bom funcionamento desta instituição, pelo que fica aqui o primeiro alerta para a comparência.
Queremos agradecer a disponibilidade da Prof.ª Fernanda, todas as suas opiniões e esclarecimentos.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Comida vegetariana...de fazer "água na boca"!

A ASA ( Assistência Social Adventista) nos dos dias 16, 17, 18 de Outubro em Faro realizará um Seminário de Cozinha Vegetariana, na Escola Joaquim Magalhães, em frente ao Instituto Português da Juventude.

Teremos neste seminário a presença do Dr. Joel Monteiro, doutor no Hospital de Faro, assim como outras pessoas com uma vasta experiência na cozinha vegetariana.
Haverá degustação de pratos vegetarianos!
Divulguem, reencaminhem aos vossos amigos.
Entrada Livre. Não faltem!

Alguma dúvida por favor contactar: 961778708

Horário:

- dia 16 e 17, às 20h30
- dia 18, às 10h00 da manhã.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Concurso Público Internacional - Forn. Refeições

Uma actualização ao estado do concurso para fornecimento de refeições, enviado pelo Dr. João Costa:

"Como é do Vosso conhecimento foi elaborado um Concurso Público Urgente para assegurar o fornecimento de refeições de 14 de Outubro a 7 de Dezembro (inclusive), assim vimos por este meio informar de que continuará a ser a empresa Uniself a garantir o fornecimento de refeições durante o período mencionado, prevendo-se que nessa data o Concurso Público Internacional já esteja resolvido."

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

livros digitais

A Alexandra, uma Mãe atenta enviou-nos um link muito interessante.
Trata-se da "Biblioteca de Livros Digitais".
Sim, Livros Digitais, um conceito actual de leitura para os mais novos. Leitura e não só! Experimente a navegar neste espectacular conceito multimédia. Mas não vamos estragar a surpresa, faça uma visita com os seus mais pequenos. Há livros para todos os gostos. Experimente!
O interface é simples, mas deixamos aqui umas breves notas auxiliares:


Divirtam-se e digam-nos (comentando este artigo) o que acharam.
Clique aqui para ir para a "Biblioteca de Livros Digitais" (fica também o link disponível na nossa lista , ali à direita, nos links de interesse.)

Ah...depois de eles lerem uma página ou duas...experimentem a clicar no botão 


quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Concurso Público Internacional - Forn. Refeições

Passamos a divulgar a seguinte informação, enviada pelo Dr. João Costa, director de Departamento, CMF:

"Vimos por este meio informar que, como é do vosso conhecimento, encontra-se a decorrer o Concurso Público Internacional para Fornecimento de Refeições nas Escolas EB1 e Pré-escolares do Concelho de Faro. Deste modo e de forma a garantir atempadamente o fornecimento de refeições no início do ano lectivo 2009/2010, foi efectuado um procedimento de ajuste directo até ao dia 13 de Outubro, inclusive, com convite a uma única entidade - Empresa Uniself.
Dado o facto de terem havido reclamações no decorrer do Concurso Público Internacional, informamos que todo o processo sofreu novos atrasos, pelo que para garantir a continuidade do fornecimento de refeições irá ser efectuado um Concurso Público Urgente para assegurar a continuidade do fornecimento de refeições até ao dia 7 de Dezembro, prevendo-se que nessa data o Concurso Público Internacional já esteja resolvido.
Nesse sentido, solicita-se que seja dado conhecimento a todos os pais e encarregados de educação da situação presente."

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Ordem dos Médicos critica «excesso de alarme»

O bastonário da Ordem dos Médicos criticou, esta terça-feira, «o excesso de alarme e zelo» na resposta à gripe A, considerando tratar-se de uma «doença banal e pouco letal».
À margem da inauguração da nova sede do Distrito Médico de Beja da Ordem dos Médicos, Pedro Nunes afirmou que «há claramente um excesso de alarme, de zelo», e acrescentou que «não passa de uma gripe, uma doença banal, pouco letal».

Neste sentido, frisou, «o melhor contributo da Ordem dos Médicos é chamar a atenção dos médicos e, através deles, das pessoas, de que isto é uma doença banalíssima e que não é preciso andarmos todos assustados».

Segundo o bastonário, a gripe A «foi uma oportunidade para criar algumas normas de educação cívica e até para implementar no terreno medidas de contenção para doenças eventualmente mais graves».

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

A bateria do Magalhães dura para sempre?

A bateria é um consumível! Sendo a bateria consumível, vai perder faculdades...cada vez vai ter menos carga, cerca de 20% por ano. Não há nada a fazer? Na realidade é assim. A bateria sendo um consumível irá, mais ano menos ano, acabar. Terá que substitui-la como substitui a pilha de um comando TV, ou a pilha da lanterna...mesmo sendo estas recarregáveis. No entanto pode ter alguns cuidados de forma a prolongar esta vida útil:

  • Não é necessário retirar a bateria do portátil. Quando esta está carregada o sistema desliga-se. A bateria não recebe mais carga. O facto de andar a tirar e por, vai desgastar mais o portátil nos seus encaixes do que na realidade poupar a bateria.
  • Tente que a bateria não fique sujeita a altas temperaturas, como por exemplo deixar o portátil no carro. Isso desgasta-a imenso.
  • Faça ciclos completos, isto é, deixe que se descarregue completamente (ela nunca descarrega completamente, pois o sistema não deixa) e faça cargas completas. As baterias mais recentes já não sofrem de problemas de memória.
  • Optimize o sistema para usar o menos de bateria possível, controlando por exemplo o brilho do monitor.
  • Caso não utilize o portátil por algum tempo, mais de 2 semanas, ai retire a bateria e guarde-a num lugar fresco.

Gostaria de ter mais algumas informações? Deixe o seu comentário ou deixe-nos o seu contacto.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

“Que vírus apanhei? O novo ou um sazonal?”


Podíamos antecipar assim a conversa entre uma pessoa que neste Inverno irá ter gripe e o seu médico: "Estou com gripe. Será H1N1 ou gripe sazonal?". "Provavelmente nunca irá saber. E não é importante". Estranha resposta? Não, perfeitamente razoável.

A maior parte das pessoas com sintomas de gripe na estação gripal que está a começar não irá necessitar nenhum teste para despiste do H1N1, porque os resultados não iriam alterar o tratamento e a evolução natural da doença e da recuperação.

Até agora, a quase totalidade dos vírus Influenza têm sido H1N1. À medida que a estação da gripe avançar, Inverno dentro, diferentes vírus Influenza, muitos deles também do tipo A, estarão, provavelmente, em circulação.

Os chamados testes rápidos (que não são muito utilizados entre nós), apenas conseguem detectar entre 10% e 70% dos vírus do tipo A. Somente testes em laboratório de referência, utilizando técnicas como rRT-PCR (siglas que provêm do inglês “real-time reverse transcriptase polymerase chain reaction”) poderão ser definitivos, quer quanto à presença do vírus quer quanto ao seu tipo, subtipo e estirpe. Contudo, são caros e demoram algum tempo.

Assim, os testes serão focados apenas em casos clínicos que suscitem alguma preocupação – pessoas que são hospitalizadas com suspeita de gripe, pessoas como as grávidas ou com sistema imunitário debilitado, para as quais o diagnóstico de gripe ajudará os médicos a tomar as melhores decisões para o seu tratamento.

Artigo retirado integramente da newsletter do site Gripenet no qual aconselhamos a inscrição.