terça-feira, 8 de junho de 2010

Que peixe comer?

Vai ser lançado hoje um novo site, uma iniciativa, no mínimo interessante:

"O site (http://www.quepeixecomer.lpn.pt/) contém informação sobre vinte espécies, escolhidas entre as que mais se vêem no prato dos portugueses ou as que maior valor comercial possuem. Lá estão a sardinha, o bacalhau, o carapau, a pescada, o peixe-espada preto, as gambas, as lulas. E também o polvo, atum, cantarilho, goraz, cherne, linguado, lagostim, cavala, choco, robalho, faneca, raia e safio.

Para cada espécie, há uma ficha com dados variados. Um dos objectivos é informar o cidadão sobre como é pescado o peixe que se quer comprar, e em que situação se encontram os seus stocks. Hoje, tudo o que se consegue saber pela rotulagem obrigatória é o nome comercial do peixe, se é capturado ou de aquacultura e a sua procedência. "Não é suficiente para uma escolha sustentável", afirma Constança Belchior, da LPN.

Não é a única iniciativa do género. A Greenpeace já mantém um site com uma "lista vermelha" de 15 espécies marinhas que, segundo a organização ambientalista, deviam ser banidas dos supermercados. Algumas coincidem com a lista da LPN, como o bacalhau, o atum, a pescada, o linguado e a raia.

A diferença é que a LPN não propõe liminarmente que se deixe de consumir as espécies que estão no seu site. Pelo contrário, algumas, como as sardinhas, estão bem de saúde e recomendam-se. Outras podem estar a ser capturadas com métodos insustentáveis em outras partes da Europa, mas não em Portugal, como o peixe-espada preto..."

Leia mais informações no site do Jornal Público: in público

1 comentários:

Anónimo disse...

espectáculo!!! Obrigado pela informação!