“Música de Pais para Filhos” regressa à Biblioteca de Olhão e O Bando traz D. Afonso Henriques a Olhão - para crianças
Na Biblioteca Municipal de Olhão, às 10h30 e 11h30 do dia 10 de Abril, haverá lugar a uma actividade artística e pedagógica idealizada por Paulo Cunha e que contará com a participação de José Alegre.
Esta iniciativa, destinada a bebés até aos 24 meses, promove concertos que focalizam a sua atenção nos bebés de tenra idade, já que é nos primeiros meses de vida que, através de audições activas e jogos musicais, se trabalham muitas competências e capacidades musicais.
Músicos conceituados ligados à Associação Cultural Música XXI têm vindo a desenvolver um trabalho meritório no estímulo musical através da interacção com os seus diferentes instrumentos e formas de tocar.
"Pretende-se, com estes concertos, cativar os pais, através dos filhos, para a importância e necessidade de os estimular de forma continuada e persistente", assinala a Associação Música XXI, destacando que "o contacto com todas as qualidades do som leva a que estes concertos de cerca de meia hora sejam um forte atractivo para estes potenciais futuros apreciadores de música".
Considerado o "Melhor Espectáculo para a Infância e Juventude" pela Associação Portuguesa de Críticos de Teatro em 1983, “Afonso Henriques” é um espectáculo encenado por João Brites que confronta a imagem que se tem do nosso primeiro rei com os diferentes relatos e memórias que foram sendo transmitidos ao longo dos tempos.
A partir de um poema épico de tradição oral e de crónicas da idade média, O Bando apresenta o retrato de uma criança que herda um pedaço de terra lá para os lados de Astorga, de um adolescente que aprisiona a mãe, de um guerreiro que mata e que saqueia e que se zanga com o Papa, de um conquistador terrível que, em nome do reino de Deus, ataca sempre de surpresa, de um velho friorento que se liberta das mãos dos castelhanos e morre aprisionado nas memórias e nas imagens de todos nós.
Desde 1974, O Bando criou mais de 60 espectáculos, alguns deles à procura das multidões (Expo`98: Peregrinação), num percurso onde estiveram presentes mais de 4 milhões de espectadores, espalhados por centenas de localidades de Portugal e do Mundo.
Com interpretações de Ana Brandão, Guilherme Noronha, Miguel Jesus, Nicolas Brites e Sara de Castro, esta co-produção com o Teatro Municipal D. Maria II, procura despertar o espírito crítico das crianças.
No dia 10 de Abril, pelas 16h00, no Auditório Municipal de Olhão, a Companhia de Teatro O Bando recria o tempo em que viveu Afonso Henriques, apresentando um novo olhar sobre a sua dramaturgia e a sua cenografia, actualizando a contemporaneidade inerente.
1 comentários:
Obrigada por esta partilha de informações.
Vou divulgar aos familiares e amigos e também e também, é claro, aos meus alunos.
Enviar um comentário