terça-feira, 6 de abril de 2010

10 de Abril em Olhão

“Música de Pais para Filhos” regressa à Biblioteca de Olhão e O Bando traz D. Afonso Henriques a Olhão - para crianças

Na Biblioteca Municipal de Olhão, às 10h30 e 11h30 do dia 10 de Abril, haverá lugar a uma actividade artística e pedagógica idealizada por Paulo Cunha e que contará com a participação de José Alegre.
Esta iniciativa, destinada a bebés até aos 24 meses, promove concertos que focalizam a sua atenção nos bebés de tenra idade, já que é nos primeiros meses de vida que, através de audições activas e jogos musicais, se trabalham muitas competências e capacidades musicais.
Músicos conceituados ligados à Associação Cultural Música XXI têm vindo a desenvolver um trabalho meritório no estímulo musical através da interacção com os seus diferentes instrumentos e formas de tocar.
"Pretende-se, com estes concertos, cativar os pais, através dos filhos, para a importância e necessidade de os estimular de forma continuada e persistente", assinala a Associação Música XXI, destacando que "o contacto com todas as qualidades do som leva a que estes concertos de cerca de meia hora sejam um forte atractivo para estes potenciais futuros apreciadores de música".

No dia 10 de Abril, pelas 16h00, no Auditório Municipal de Olhão, a Companhia de Teatro O Bando recria o tempo em que viveu Afonso Henriques, apresentando um novo olhar sobre a sua dramaturgia e a sua cenografia, actualizando a contemporaneidade inerente.

Considerado o "Melhor Espectáculo para a Infância e Juventude" pela Associação Portuguesa de Críticos de Teatro em 1983, “Afonso Henriques” é um espectáculo encenado por João Brites que confronta a imagem que se tem do nosso primeiro rei com os diferentes relatos e memórias que foram sendo transmitidos ao longo dos tempos.
A partir de um poema épico de tradição oral e de crónicas da idade média, O Bando apresenta o retrato de uma criança que herda um pedaço de terra lá para os lados de Astorga, de um adolescente que aprisiona a mãe, de um guerreiro que mata e que saqueia e que se zanga com o Papa, de um conquistador terrível que, em nome do reino de Deus, ataca sempre de surpresa, de um velho friorento que se liberta das mãos dos castelhanos e morre aprisionado nas memórias e nas imagens de todos nós.
Desde 1974, O Bando criou mais de 60 espectáculos, alguns deles à procura das multidões (Expo`98: Peregrinação), num percurso onde estiveram presentes mais de 4 milhões de espectadores, espalhados por centenas de localidades de Portugal e do Mundo.
Com interpretações de Ana Brandão, Guilherme Noronha, Miguel Jesus, Nicolas Brites e Sara de Castro, esta co-produção com o Teatro Municipal D. Maria II, procura despertar o espírito crítico das crianças.
No dia 10 de Abril, pelas 16h00, no Auditório Municipal de Olhão, a Companhia de Teatro O Bando recria o tempo em que viveu Afonso Henriques, apresentando um novo olhar sobre a sua dramaturgia e a sua cenografia, actualizando a contemporaneidade inerente.

1 comentários:

Maria Eugénia Jesus disse...

Obrigada por esta partilha de informações.
Vou divulgar aos familiares e amigos e também e também, é claro, aos meus alunos.